Blog

Porque seu filho(a) ama Minecraft (e porque isso pode ser bom)

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!

 

Quando eu era criança, costumava brincar com Legos. Eu não tinha muitas peças, mas era justamente esse fator de limitação que liberava a minha imaginação. Com as mesmas peças eu fazia barcos, carros e até trailers que vendiam lanches. Hoje em dia, considero que o Lego foi responsável por muito de meu aprendizado de lógica e imaginação.

No mundo de hoje, as crianças já nascem rodeadas de tecnologia e, não à toa, jogos como o famoso Minecraft superaram as antigas brincadeiras.

Essa comparação não é fruto de mera nostalgia. O Minecraft é um dos jogos mais famosos do mundo, inclusive quando pensamos sua participação em outras plataformas, como o YouTube. Por algum motivo, as crianças adoram assistir vídeos em que outros usuários mostram seus mundos nesse jogo de visual simples.

Talvez os pais comecem a ficar preocupados vendo os filhos passarem horas se divertindo com este jogo, o que eles não sabem é que, se jogassem Minecraft, talvez gostassem dele até mais do que os filhos. Veja abaixo alguns motivos para o sucesso do título.

 

 

1 – Possibilidades infinitas

O universo do Minecraft é, virtualmente, infinito. Diferente de outros jogos, em que os usuários interagem com um mundo pronto, programado anteriormente, em Minecraft é simplesmente possível fazer qualquer coisa. Você pode construir o que quiser (e existe um modo dedicado apenas à construção) e até mover uma montanha, se desejar. Todo o ambiente – animais, árvores, pedras, água, madeira – é passível de interação com seu personagem (que também pode variar infinitamente).

Deste modo, quando uma criança acessa o jogo, ela poderá fazer o que a sua imaginação mandar. Existem usuários que construíram universos complexos, como por exemplo uma cópia fiel do mundo de Game of Thrones.

Ainda que uma criança esteja iniciando no jogo, ela pode facilmente construir uma casa com alguns blocos, depois acessar um vídeo no YouTube e aprender como fazer dessa casa um lugar mais confortável, atrativo e seguro contra os monstros das redondezas.

Dessa forma, um dos atrativos do jogo é a sua imensa capacidade imaginativa.

 

 

2 – O modo de sobrevivência induz a criação de estratégias

Se as possibilidades de construção e interação com o mundo em Minecraft são infinitas, as dinâmicas do jogo também são. Você pode ficar 3 meses criando uma cidade e depois inserir uma série de habitantes e virar prefeito do mundo que você mesmo criou. Se não se interessar pelo modo de construção, pode jogar em mundos previamente construídos e explorar todas as coisas incríveis criadas por outros usuários na vastidão desse mundo digital.

Além disso, é preciso tomar uma série de cuidados, caçar ou conseguir formas de adquirir alimento, se proteger de monstros, como aranhas gigantes que aparecem do nada, entre muitas outras tarefas. Acho que deu para entender: o universo de Minecraft é um verdadeiro universo de interações e possibilidades e, além disso, é fácil de jogar. Além do mais, ele não se prende a nenhum estilo específico, podendo ser tanto um jogo de estratégia, de aventura, de quebra-cabeças, o que o jogador quiser…

 

 

3 – Ajuda o raciocínio lógico.

O New York Times recentemente chamou a geração atual de “geração Minecraft” e salientou as capacidades do jogo de auxiliar o desenvolvimento lógico de crianças e adolescentes que não saem da frente da tela. A Microsoft, que comprou o jogo por 2,5 bilhões de dólares, investiu em uma edição do jogo exclusiva para educação.

Isso aconteceu porque a empresa percebeu que as dinâmicas do jogo são incríveis para ensinar as crianças a programarem. Existe um elemento no jogo chamado de “pedra vermelha” que é capaz de criar conexões com outros elementos. Utilizando dessa artimanha, um usuário foi capaz de construir um computador funcional dentro do Jogo. Essa é apenas uma das capacidades educativas desse jogo, que apresenta uma profundidade incrível.

 

 

4 – Uma comunidade dedicada e em expansão

Para além das possibilidades infinitas de jogabilidade e construção, o Minecraft ainda conta com milhões de usuários que estão sempre produzindo novidades, interagindo dentro e fora do game e criando uma comunidade só possível dentro desse mundo tecnológico.

É nesse tópico que os pais devem prestar mais atenção. Como em todo grande centro de atividade e interação, é preciso tomar cuidado pois existem pessoas de todos os tipos e todas as intenções. Sabe qual é a melhor estratégia para saber como andam os passos de seus filhos no mundo virtual? Jogue junto, ou no mínimo, fique por perto, demonstre curiosidade e interesse a respeito do que é tão atrativo no Minecraft. Esperamos que esse artigo tenha ajudado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *