Blog

Também dá para aprender nas férias!

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos!

As férias de final de ano estão chegando, e nem sempre é possível fazer uma viagem. Mas isso não quer dizer que as crianças devam ficar em casa nesse período sem nada para fazer.

Crianças entediadas significam pais de cabelos em pé! Pensando nisso, resolvemos listar algumas atividades que ensinam e divertem as crianças para resolver esse “problema”. O melhor de tudo é que os pais não vão precisar colocar a mão no bolso!

Confira!

Calma e tranquilidade dentro de um pote

SMLXL

A grande educadora italiana Maria Montessori criou um método de aprendizagem, famoso ao redor do mundo todo, em que as crianças são incentivadas a aprender explorando o ambiente.

Seu legado deixou técnicas e ferramentas incríveis para que os professores pudessem aplicar sua metodologia de uma maneira que o aprendizado acontecesse de forma tão natural que os alunos nem percebem.

O pote da calma (Calming Jar, como é conhecido) faz parte desse repertório incrível. Sua finalidade é acalmar uma criança após uma crise de choro ou nos episódios de birra ou manha. Ao utilizá-lo, as crianças conseguem ficar calmas e escutar o que seus pais (ou professores) têm a dizer.

Podemos dizer que o pote da calma faz o papel do “respire fundo” que usamos para falar com um adulto que está alterado.

Veja como é simples fazê-lo. Você vai precisar de:

– 1 pote de vidro com tampa,

– O equivalente a 4 colheres de chá de purpurina de qualquer cor (lembrando que o azul é a cor considerada a mais calmante),

– O equivalente a 2 colheres de sopa de cola glitter,

– 1 gota de corante para alimentos

– Água quente.

Despeje a água quente e a cola glitter no vidro, lembrando de deixar um espaço para que o líquido possa ser agitado. Vá mexendo até que o glitter da cola fique totalmente diluído na água.

Coloque a purpurina e continue mexendo. Coloque, em seguida, a gota do corante e feche bem o pote com a sua tampa. Pronto!

Se desejar, adicione uma colher de shampoo para que o glitter se movimente mais lentamente.

(Fonte: montessorirocks.com)

A bota de plástico bolha

SMLXL

O plástico bolha em si já é fonte de diversão infinita para muita gente! Agora imagine uma bota feita de plástico bolha para as crianças criarem as mais divertidas pinturas? Tenha certeza que essa brincadeira vai cair nas graças até dos adolescentes!

Você vai precisar de algum tipo de papel grande, tipo as folhas de papel pardo ou outro tipo de papel em rolo.

O primeiro passo é pegar duas (ou mais) folhas desse papel e prendê-las no chão com fita crepe para que permaneçam no lugar durante a brincadeira.

Recorte dois pedaços grandes de plástico bolha e envolva cada um dos pés das crianças, prendendo-o com fita crepe no tornozelo.

Espalhe tintas de qualquer cor em dois (ou mais) recipientes e peça para que as crianças coloquem cada um dos pés em um recipiente. Por exemplo: um pé na tinta azul e outro na tinta amarela.

Agora é só soltar a iaginação e sapatear sobre as folhas de papel.

(Fonte: tempojunto.com)

Pintura com os pés na parede

SLXLM

Outra brincadeira envolvendo tintas e pés que faz a alegria da garotada é a pintura com os pés na parede.

Veja como é simples:

Prenda duas (ou mais) folhas de papel pardo (ou outro tipo de papel em rolo, como no item anterior) à parede com a ajuda de fita crepe.

Forre o chão com um tapete (que possa ficar sujo) e distribua as tintas como no item anterior. Dessa vez, se preferir, você poderá usar um rolinho para passar as tintas nas solas dos pés das crianças e deixar que elas expressem todo o seu talento nas folhas.

(Fonte: Pinterest)

Carimbos com potes de iogurte

SMLXL

Essa atividade melhora a coordenação motora das crianças menores, mas o fator diversão é, sem dúvida, predominante.

Você vai precisar de:

– Recipientes de iogurte ou Yakult vazios e limpos.

– Uma esponja cortada na mesma quantidade dos recipientes de iogurte. Os pedaços de esponja serão presos às bocas dos recipientes.

– Elásticos ou barbante para amarrar a esponja aos potes.

– Tinta guache e água.

Coloque a tinta guache diluída com um pouco de água nos recipientes vazios. Tampe-os amarrando as esponjas com o barbante (ou elástico). Está pronto! Agora é só começar a carimbar!

(Fonte: pragentemiuda.org)

Além de todas essas dicas você ainda pode inscrever seus filhos nos cursos de férias da Buddys! Ele poderão aprender sobre tecnologia, empreendedorismo, princípios de lógica e programação e claro se divertir MUITO. Se você quiser saber mais sobre os cursos oferecidos clique aqui, ou entre em contato conosco pela nossa página do Facebook aqui.

O mais importante é aproveitar as férias para brincar e se divertir com seus filhos. Tirar um tempo para fazerem uma dessas atividades juntos também é uma forma de demonstrar amor. Eles não esquecerão desses momentos.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *