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Que tipo de inteligência seu filho tem?

 

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A resposta para esta pergunta antigamente era fácil, uma criança era inteligente se dominasse as matérias da escola, caso contrário, era apenas mediana ou ruim. Uma classificação injusta em relação à inteligência e que muitas vezes frustrava pais e crianças que não se encaixavam no modelo ideal de avaliação.

Mas a psicologia e o estudo do desenvolvimento humano pesquisou, analisou e constatou que existiam muito mais do que apenas um tipo de inteligência. O que de certa forma deu um novo significado às preferências e habilidades dos indivíduos, também gerou uma nova necessidade para o processo de aprendizagem: Estimular a criança de todas as maneiras possíveis para que ela possa identificar seu tipo de inteligência.

A Teoria de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner fala da possibilidade de identificar até nove tipos distintos de inteligência, sendo elas: Lógico-Matemática, Espacial, Musical, Linguística, intrapessoal, interpessoal, corporal, naturalista e existencial. Cada uma com suas particularidades e que apesar de uma sobressair, outras delas complementam as habilidades.

Além disso, todas tem uma linha em comum. Todas apresentam um problema a ser resolvido, e a inteligência ligada àquela área é que permite que a criança proponha soluções ou inovações para a resolução do problema.

Inteligência Lógico-matemática

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A inteligência lógico-matemática sempre esteve no eixo principal das avaliações das capacidades das crianças, os testes de Q.I. inicialmente se dividiam em questões de linguística e questões de lógica confirmando sua importância.

O estímulo desta inteligência e habilidade começa nos primeiros anos da criança, e vai evoluindo conforme seu crescimento. Mas a idéia central do estímulo é sempre encontrar a solução para um problema ou criar algo novo, uma inovação. Sendo assim, desde a montagem de blocos numa sequência lógica por crianças menores ou o levantamento de hipóteses e cálculos de complexidade diversas são maneiras de estimular a inteligência lógico-matemática.

Algumas escolas utilizam ramos da matemática aplicada tido como complexas para desenvolver situações de lógica e raciocínio para as crianças. A teoria dos jogos é um exemplo, aonde situações são apresentadas para as crianças de diversas maneiras e elas precisam propor resoluções aonde todos os “jogadores” ganham ou perdem menos.

Inteligência Espacial

 

 

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A inteligência espacial está associada ao raciocínio a partir de um posicionamento, de uma estrutura. É identificada em carreiras como a dos engenheiros, em complemento à inteligência lógico-matemática, mas também está presente nas carreiras de arquitetos, artistas plásticos e de pilotos de avião, que precisam desenvolver noções de seus posicionamentos e posicionamentos de objetos que influenciam uma construção e/ou trajetória.

O estímulo para a inteligência espacial contempla os questionamentos de formas e materiais, construção de maquetes, quebra-cabeças e demais estudos espaciais em ambientes físicos ou virtuais, como mapeamento de áreas a partir da observação de pontos estratégicos ou uma navegação espacial.

Inteligência Musical

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Apreciar, estudar, compor e tocar música são habilidades que a inteligência musical proporciona. Ela também está associada aos grandes atores, pois o trabalho da voz e dos diferentes timbres para encenar um sentimento é algo complexo e que exige capacidade para ouvir, compreender e domínio para reproduzir com exatidão.

O processo criativo para a composição de uma música também está relacionado à exatidão matemática das notas musicais e a perfeição e a sintonia de uma orquestra deixa isto bem claro. Por isso, a inteligência musical e a lógico-matemática também possuem associações imediatas.

O desenvolvimento e o estímulo para a música e o teatro são na maioria das vezes literal e por isso a aula de musicalização para crianças até 5 anos e as aulas de música para as crianças acima de 5 anos se tornou obrigatória no cronograma escolar tradicional. Outros ensinamentos como a disciplina e a perseverança também são comuns às crianças que possuem esta inteligência a ser estimulada.

Inteligência Linguística

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Outro conhecimento que sempre esteve presente no eixo de análises de capacidades, a inteligência linguística está associada ao aprendizado da fala, leitura e desenvolvimento de conteúdo na língua pátria e o aprendizado de outras línguas.

Profissionais como escritores, tradutores, jornalistas, juristas e diplomatas normalmente possuem esta inteligência bem desenvolvida. Os poetas também utilizam o recurso da sonoridade para a criação de suas obras poéticas e por isso também costumam ter a inteligência musical bem apurada.

Por ser explorada de forma mais intensa pelas escolas, a inteligência linguística vem passando por mudanças constantes pela forma de estimular as crianças em processo de aprendizagem, até porque as crianças se cansam facilmente de formas de ensino tradicionais.

Com as inovações e as tecnologias da nova era, outras formas de linguagem estão sendo criadas e apresentá-las para as crianças de forma lúdica e envolvente também é importante e necessário para que elas acompanhem e façam parte desta evolução.

Inteligência Intrapessoal

 

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O reconhecimento de seus potenciais e limitações, dos seus sonhos e desejos é o ponto central da inteligência intrapessoal. Esta habilidade é importante para todas as áreas profissionais e pessoais de um indivíduo, pois o permite planejar seus objetivos ciente de quais arestas precisarão ser aparadas.

Ela normalmente é percebida em conjunto com uma das outras inteligências que são reconhecidas. Como em uma criança que tem o objetivo de comprar uma bicicleta através dos seus esforços de vendas de brigadeiros por exemplo. Ela compreende que precisa ter um bom produto e ter a capacidade de vendê-lo. Mas se não tiver uma dessas outras duas habilidades, precisará encontrar outra maneira de conquistar seu objetivo.

Somando ao auto-conhecimento, existe também a maior capacidade de manter-se confiante e motivado, pois ao saber escolher suas melhores habilidades para executar seu plano, a criança terá consciência da possibilidade de sucesso ou não.

Estimular a inteligência intrapessoal é de extrema importância para o aspecto psicológico da criança. Ela precisa se sentir confiante em relação à suas habilidades e também ser capaz de compreender seus sentimentos frente a um problema. No caso da inteligência intrapessoal o problema é o sentimento que a criança está sentindo e buscar uma solução ou entendimento para este problema é a forma de exercitar a inteligência em questão.

Muitas vezes este estímulo é obtido através de consultas com psicólogos e terapeutas.

Inteligência Interpessoal

 

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É o domínio da comunicação e das relações com outros indivíduos. A criança que possui essa habilidade mais desenvolvida tem mais empatia com outras pessoas e também demonstra ser mais simpática. Por esses motivos, ela consegue envolver todos para buscar a solução do problema em conjunto e também se envolve mais nos dilemas de outras pessoas.

O indivíduo que possui a inteligência interpessoal bem desenvolvida é mais solidário e sabe entender as dificuldades dos outros. Com sua empatia, tenta ajudar na solução do problema do outro.

Liderança ou habilidade de convencimento, a inteligência interpessoal possibilita que o indivíduo execute bem as funções políticas, de gestão, psicologia e terapias em geral, pois da mesma forma que consegue expressar bem suas idéias, também consegue compreender as outras pessoas e ajudá-las.

O estímulo é dado através de tarefas em grupo e também em projetos aonde a oratória será explorada, como a apresentação de um trabalho escolar. Esse domínio interpessoal também está associado à inteligência linguística, pois é necessário compreender a melhor maneira de transmitir uma informação para envolver os outros interlocutores.

Inteligência Corporal

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Ter pleno controle dos movimentos corporais, esse é o cerne da inteligência corporal. Em uma análise superficial, esse domínio seria atribuído à atletas das mais diversas modalidades e bailarinos. Mas ela também se aplica a cirurgiões e chefs de cozinha que precisam trabalhar com firmeza e perícia nos movimentos das mãos.

As crianças também recebem estímulos obrigatórios por currículo nas escolas, e muitos pais buscam atividades tradicionais extracurriculares como futebol, judô e ballet para estimular ainda mais estas habilidades, o que é muito positivo, pois acima de tudo, o conhecimento corporal favorece na execução de todas as outras habilidades possíveis, além de trazer outros ensinamentos como a disciplina, o cuidado com a alimentação e o impacto que ela pode ter no desempenho do corpo.

As tecnologias atuais também ajudam a estimular cada vez mais o controle do corpo, desde os games de simulação de esportes, até mesmo os equipamentos que analisam a performance dos atletas que são os ídolos das crianças.

Inteligência Naturalista

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Seguindo a lógica de Gardned em relação a descrição de inteligência que diz que ela é a forma com que a criança apresenta a solução para um problema, o domínio do conhecimento sobre a natureza e seus fenômenos é fundamental para geógrafos e agrônomos, que precisam extrair do meio ambiente todos os insumos que a sociedade precisa, sem porém destruir a fonte.

É preciso compreender os possíveis impactos ambientais das ações dos homens e sugerir medidas alternativas e menos destruidoras. Esta definição de inteligência foi incorporada posteriormente por Gardned, e é cada vez mais urgente explorar isto na mente das crianças.

Projetos escolares que envolvam a preservação do meio ambiente, a conscientização ecológica e a valorização do reaproveitamento são excelentes estímulos para provocar os questionamentos certos nas crianças. Mais uma vez o problema da necessidade de preservação da natureza é apresentado à elas e a busca por uma solução é o caminho para o desenvolvimento desta habilidade.

Inteligência Existencial

 

O questionamento do seu real propósito. Alguns estudiosos relacionam com a fé e as crenças, mas ela também envolve o entendimento das motivações pessoais e das motivações que poderão mobilizar um grupo de indivíduos.

Filósofos e professores precisam exercitar diariamente este domínio de conhecimento para cativar seus alunos. E usar pensamentos de grandes filósofos e questões da atualidade também podem provocar reflexões nas crianças e adolescentes. Mais uma vez a Teoria de Jogos pode ser aplicada.

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Como pode ser visto, todas elas podem se complementar, e todas possuem uma aplicabilidade e uma forma de estimular. O currículo das escolas precisaria de muitas alterações para englobar todos os nove tipos de inteligência propostas na Teoria das Inteligências Múltiplas, e por isso explorar conhecimentos extracurriculares pode ajudar a criança a compreender suas habilidades e se frustrar menos com modelos antigos de avaliação.

Temple Grandin, uma psicóloga PHD em Agronomia que é autista falou em sua palestra do TED que os cérebros normais ignoram os detalhes para compreender a informação como um todo, e que o cérebro dos autistas funcionava ao contrário, concentrando nos detalhes. Essa perspectiva começa a mudar a partir do momento que se compreende que identificando as inteligências de uma criança, é possível estimulá-la a ponto de que ela compreenda o todo e também proponha a solução a partir da análise dos detalhes.

Para que isso aconteça é preciso mudar a proposta educacional e promover currículos que englobem e avaliem todos os aspectos da inteligência, valorizando todos e não somente o eixo principal lógico-matemático/linguística, com ambientes que proporcionem todos os tipos de vivências possíveis.

Esta proposta se torna menos frustrante para a criança, que passa a compreender de fato suas potencialidades, e também ajuda a incluir as inovações e tecnologias de ensino e do cotidiano nas rotinas de aprendizagem. Com instrumentos simples, mas com embasamento correto, as crianças terão suas habilidades desenvolvidas e monitoradas em ambiente seguro, dentro dos limites que a idade permite.

Mas se você está pensando que apenas observar seu filho e supor que a inteligência musical dele é mais apurada porque ele gosta de tocar bateria, é preciso ter cuidado para não confundir com preferências ou até com expectativas dos pais.

O ideal é proporcionar aos filhos todas as possibilidades de estímulos que o façam questionar os padrões e respostas atuais. Fazê-los pensar em respostas diferentes para um problema que já foi solucionado, permitir que ele vivencie e experimente as mais diversas maneiras de estimular cada uma destas nove inteligências propostas ou outras mais.

Fique atento e mantenha a mente aberta para novas experiências, pois a educação do seu filho não pode ser terceirizada para as escolas, ela é de responsabilidade dos pais que precisam muito mais do que ensinar boas maneiras à mesa. Precisam oferecer estímulos novos e também dar limites às atitudes dos filhos. Ensinar o certo e o errado é também provocar o sentimento de olhar para o mundo e para as pessoas e ajudar.

Então, já sabe a resposta para a pergunta que fizemos? Espero que não, pois só seu filho tem a resposta para ela, e ele ainda pode descobrir muitas outras.

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